sábado, 28 de janeiro de 2012

Construindo a educação

“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (Título II – art 2º da LDB 9394/96) . Baseada nesse parágrafo da Lei de Diretrizes e Bases, como deve ser a educação nesse ano novo? O ano letivo está começando e qual deve ser o posicionamento de pais e responsáveis na caminhada educacional de suas crianças e jovens? Por que é tão importante a parceria entre todos os envolvidos no processo educacional? A melhor educação como prevê a lei deve ser aquela que torna o ser humano consciente de seu papel como espécie e assim, o prepara para a interação com o meio numa consciência de direitos e deveres em relação a esse próprio ambiente. A melhor educação é aquela que construída em parceria com o estabelecimento de ensino, objetiva o pleno desenvolvimento do educando como presente mas principalmente o seu crescimento para o dia de amanha. Enfim, entre outros objetivos, a educação escolar, como prevê o art. 1º do título I da LDB, “deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social”. As instituições escolares na construção de suas propostas educacionais têm como dever o desenvolvimento do seu projeto educacional baseado, por exemplo, na LDB, nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instrumentos que norteiam a educação brasileira através de determinações sobre leis e o conhecimento a ser oferecido e construído entre todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Esses instrumentos são de fácil acesso a qualquer pessoa que se interesse em conhecer qual a proposta nacional para a educação. Por isso, aos pais e responsáveis cabe nesse momento, início de uma nova caminhada escolar buscar a integração com o ambiente educacional a fim de obter esclarecimentos sobre a proposta pedagógica para o ano letivo. É direito dos pais, previsto em lei, estar na escola e freqüentar seu ambiente desde que nos limites estabelecidos pela mesma. Participar das reuniões, conversar com a equipe, observar o desenvolvimento dos filhos, analisar material, colaborar e construir junto com seu educando o conhecimento, é a tarefa de casa mais nobre que um responsável pode ter. É através do exercício de sua cidadania que pais e responsáveis, conhecendo as leis educacionais e seus parâmetros tem condições de discutir, analisar e cobrar resultados tendo em vista que a formação de um aluno precisa de base e orientação sobre como se tornar seu melhor empreendimento e futuro. A educação é o presente. É a construção hoje de cada limite, de cada correção, de cada exemplo que norteia as atitudes e constrói o conhecimento. É através do dia-a-dia, do cotidiano, da vivência, da interação. É através da disciplina de Ciências que vem o entendimento sobre a natureza, seus fenômenos num movimento de ação e reação, assim como a compreensão sobre o papel do ser vivo no meio que habita e ser integrante de todo um sistema de relações. Esses são exemplos do universo de ofertas das disciplinas que formam o conteúdo curricular que norteiam a educação brasileira, possível numa proposta interdisciplinar na qual as disciplinas são trabalhadas juntas como, por exemplo, voltando às Ciências, temos a Floresta Amazônica e sua importância para o mundo integrada à Geografia que ensina sobre sua dimensão e localização. Construir à base de questionamentos, a História do Brasil, para que sejam redigidas com o uso de um bom Português, as leis que preservem a natureza e não permitam a reação da mesma como um futuro desastroso para a humanidade. Eduquem e se eduquem! Construam o conhecimento, tornem-se cidadãos conhecedores de direitos e deveres a fim de estabelecerem com o meio a melhor interação sabendo-se como um ser constituído de células que nascem, crescem, desenvolvem-se e morrem sobre um lábaro que ostenta estrelado num movimento constante de busca por equilíbrio. Uma boa educação em 2012 possibilita, principalmente às crianças, a construção da aprendizagem de forma que sejam conscientes sobre seu papel no meio em que vivem tornando-as responsáveis à manutenção e preservação como espécie.

Um comentário:

  1. Gostei de ver o seu gás e paixão pelo assunto. Preocupo-me muito com a situação dos professores no Brasil. É alarmante o não investimento nesses profissionais. Um professor devereia estar no topo da cadeia. Ultimamente ando muito decepcionada com os donos de colégio que passam a ser empresários e esquecem de suas raízes.
    VALÉRIA AVILLA - escritora, psicanalista, psiquiatra e mãe de dois estudantes.

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